5 regiões Vinícolas da Europa (9 de maio Dia da Europa)

Hoje, dia 9 de maio, é o Dia da Europa, e para nós que apreciamos vinhos essa data é muito importante, afinal a Europa é um continente líder em produção vinícola e o resultado, são vinhos degustados no mundo inteiro. Conheça uma lista com 5 principais regiões europeias caracterizadas pelo turismo e que produzem ótimos vinhos.

 

Vamos lá?

Palatinado – Pfalz (Alemanha)

 

Uma das regiões mais famosas da Alemanha pela produção de seus vinhos é Pfalz, ou em português, Palatinado.

Os solos dos vinhedos são diversos: arenito e solos vulcânicos podem ser encontrados, por isso são propícios para o cultivo de uma gama de uvas como Merlot, Pinot Noir, Tempranillo, Syrah e Cabernet Sauvignon.

 

 

 

 

 

Bordeaux (França)

 

A França é detentora de um dos vinhos mais conhecidos do mundo, o Vinho Bordeaux. A região Localizada no sudoesta francês, Bordeaux é uma das regiões vinícolas da França que mais se destacam.

Os vinhos Château Petrus e o Château Margaux, tem origem nas sub-regiões de Bordeaux, são elas: Médoc, Graves, Entre-deux-Mers, Saint-Émilion, Fronsac, Pomerol e Blayais.

 

 

 

 

 

Douro (Portugal)

 

Você já deve ter experimentado ou ouvido falar do vinho do Porto, não é mesmo? O Vinho do Porto é um dos mais renomados da região de Douro, em Portugal.

Essa região é responsável pela produção de vinhos extremamente potentes, encorpados, concentrados e elegantes, são rótulos que podem durar muito tempo.

 

 

 

 

 

Macedônia (Grécia)

 

Não é à toa que, segundo a mitologia grega, Dionísio é o deus do vinho. A Grécia foi eleita um dos dez melhores destinos de viagem relacionada a vinho.

A Macedônia é uma das mais antigas regiões vinícolas da Grécia, atualmente remodelada e renovada. Destacam-se os vinhos tintos, como os da denominação Naoussa, produzidos a partir da uva xinomavro.

 

 

 

 

 

Valais (Suíça)

 

A Suíça é conhecida pela produção de queijos, chocolates e até mesmo canivetes, mas sua produção vinícola impressiona o mundo. Embora tenha iniciado seus trabalhos recentemente, como produtor de vinhos na Europa, seus sabores podem ser encontrados e apreciados por todo o continente.

 

 

 

 

 

 

Gostou de aprender um pouco mais da importância histórica dos vinhos europeus? Então, aproveite para experimentar as variedades de sabores que você também encontra na loja virtual da Vinícola Castanho, com produção tradicional e familiar, das terras jundiaienses, a terra da uva.

Compartilhe

Deixe uma resposta