5 regiões Vinícolas da Europa

A Europa é o continente líder em produção vinícola e o resultado são vinhos degustados no mundo inteiro. Conheça as 5 principais regiões europeias produtoras de vinho.

Palatinado – Pfalz (Alemanha)

Uma das regiões mais famosas da Alemanha pela produção de seus vinhos é Pfalz, ou em português, Palatinado.

Os solos dos vinhedos são diversos: arenito e solos vulcânicos podem ser encontrados, por isso são propícios para o cultivo de uma gama de uvas como Merlot, Pinot Noir, Tempranillo, Syrah e Cabernet Sauvignon.

Bordeaux (França)

A França é detentora de um dos vinhos mais conhecidos do mundo, o Vinho Bordeaux. A região Localizada no sudoesta francês, Bordeaux é uma das regiões vinícolas da França que mais se destacam.

Os vinhos Château Petrus e o Château Margaux, tem origem nas sub-regiões de Bordeaux, são elas: Médoc, Graves, Entre-deux-Mers, Saint-Émilion, Fronsac, Pomerol e Blayais.

Douro (Portugal)

Você já deve ter experimentado ou ouvido falar do vinho do Porto, não é mesmo? O Vinho do Porto é um dos mais renomados da região de Douro, em Portugal.

Essa região é responsável pela produção de vinhos extremamente potentes, encorpados, concentrados e elegantes, são rótulos que podem durar muito tempo.

Macedônia (Grécia)

Não é à toa que, segundo a mitologia grega, Dionísio é o deus do vinho. A Grécia foi eleita um dos dez melhores destinos de viagem relacionada a vinho.

A Macedônia é uma das mais antigas regiões vinícolas da Grécia, atualmente remodelada e renovada. Destacam-se os vinhos tintos, como os da denominação Naoussa, produzidos a partir da uva xinomavro.

Valais (Suíça)

A Suíça é conhecida pela produção de queijos, chocolates e até mesmo canivetes, mas sua produção vinícola impressiona o mundo. Embora tenha iniciado seus trabalhos recentemente, como produtor de vinhos na Europa, seus sabores podem ser encontrados e apreciados por todo o continente.

Aproveite para experimentar as variedades de sabores que você também encontra na Vinícola Castanho, com produção tradicional e familiar, das terras jundiaienses, a terra da uva.